NRF 2018!
30/1/2018
 
" O varejo não está morto!" Foi com essa frase que Mattew Shay, CEO da  NRF (Federação norte-americana de Varejo) deu início à 107a. edição do maior evento varejista do mundo, que aconteceu nos dias 14 a 16 de janeiro, em Nova York. Durante o evento só se falou em experiência! O tema mais pulsante, e foco principal pelos corredores com mais de 600 expositores, era como é o coração da marca no constante desafio de entregá-lo ao público.  
 
 
“Nunca foi tão importante entregar o inesperado para o seu público”, disse James Curleigh, CEO da Levi’s, que chegou de bicicleta ao Main Stage ao som de Bob Dylan. A música vinha de sua jaqueta jeans com wearable technology, desenvolvida em parceria com o Google. James deu aula de como manter inovadora uma marca centenária e completou com uma frase inquietante:  
“Se o varejista não se mexer, já era!"
 
James Curleigh, CEO da Levi's
 
O empoderamento feminino e os temas ligados à diversidade e inclusão também apresentaram abordagens muito interessantes e contemporâneas. A marca Tommy Hilfiger, por exemplo, mostrou uma forma disruptiva de lidar com seus novos públicos e novas gerações. Levou a abordagem “Tommy Now Rock Circus” para o evento: uma mistura de moda, show e comportamento (físico e digital) em uma nova forma de envolvimento com seu público, na atmosfera atualizada da marca. Puro branding experience!
 
A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS
 
Antes, um pesado impresso que funcionava como guia dos participantes; agora, um aplicativo para mobile. A tecnologia substituiu e facilitou muito a avaliação da agenda e biografias dos palestrantes, dicas, espaços para anotações e interações, servindo de sistema de wayfinding para localizar as salas. Intuitivo, simples e prático.
 
Cases muito interessantes de novos empreendedores de sucesso, como Story, &Pizza e Museum of Ice Cream,  mostraram projetos com forte base em branding experience e design. Tudo o que foi visto e falado era sempre cheio de significado e propósito.
 
O que é essencial de ser observado em tudo isso? Que propósito e cada detalhe importa e que conseguir atrelar tudo isso às novas tecnologias é o grande desafio.
 
Museum of Ice Cream
 
Durante os  três intensos dias de imersão no universo do varejo, com conteúdo interessante, temas relativos às marcas, propósitos e experiências dominantes em todas as abordagens da cadeia, é fato ressaltar a importância percebida do mobile. A grande ferramenta que irá permear tudo e todos, em todas as fases do processo — da ideação ao pós-compra —, passando, inclusive, pela parte monetária. O assunto foi percebido nas abordagens da Apple, com o Apple Pay, e também nos operadores de cartão, conforme o testemunho do CEO da Visa, Alfred Kelly. Com a transformação do varejo em ritmo acelerado, temos de nos preparar. E até mesmo o delay de chegada das novas tecnologias ao Brasil pode ser usado a nosso favor.
 
Claramente, este ano, a aceleração evolutiva das tecnologias foi muito forte. Novas ferramentas e interações, realidade aumentada e virtual, big data e inteligência artificial — muitas vezes transformada em assistentes inteligentes — apresentaram cases e evoluções bastante interessantes. Definitivamente, caiu a ideia de varejo digital e físico. Tudo é varejo!
 
 
Fontes: http://jcrs.uol.com.br/_conteudo/2018/01/especiais/nrf_2018/606465-nrf-o-lugar-das-tendencias-que-vao-dominar-o-varejo-mundial.html    |    https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/otimismo-palavra-ordem-nrf/
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